IMG_0131.jpeg
IMG_0108.jpeg Foto: Reprodução / Redes sociais
Compartilhe:

Rota Turística da Fé conecta Ceará e Pernambuco

A união pela Fé. Essa é uma das propostas do projeto de lei que criou a Rota Turística da Fé Padre Cícero/Frei Damião, que promove o fortalecimento do turismo religioso e cultural no Nordeste e une os estados do Ceará e de Pernambuco em um percurso de devoção e História.

A ideia nasceu da articulação conjunta dos deputados Antônio Fernando (Republicanos-PE) e Raimundo de Bibi (PL-CE), devotos de Frei Damião, que contribuíram diretamente na formulação do projeto. O objetivo é que a Rota da Fé venha a preservar e divulgar a memória de Padre Cícero Romão Batista e Frei Damião de Bozzano, dois ícones religiosos do Nordeste reconhecidos por sua atuação voltada à solidariedade e à fé popular.

Para isso, o roteiro inclui ações de incentivo ao turismo e à economia das cidades que comporão o trajeto. Será criada uma infraestrutura adequada, com estímulo à visitação e o fortalecimento das tradições culturais ligadas aos santuários e romarias que integram a rota. A expectativa é que o circuito atraia fiéis e turistas de diversas regiões do país.

A aprovação de caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), permite que o texto siga diretamente para o Senado Federal, sem passar pelo plenário da Câmara. Com isso, a proposta avança para se tornar política pública voltada à valorização do turismo religioso.

Comentários


0 comentários para "Rota Turística da Fé conecta Ceará e Pernambuco"

Deixe um comentário para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.

Notícias relacionadas


IMG_7758.jpeg
Esporte e Lazer

Arena Castelão agora é Rota Turística de Futebol do Mercosul

O Brasil é conhecido como o país do futebol e sendo assim os investimentos nessa área também não param. Em Fortaleza, no Ceará, o imponente Arena Castelão agora faz parte da “Rota Turística de Futebol” do Mercosul. A rota tem como objetivo fortalecer a marca “Visit South America” , atraindo mais visitantes estrangeiros para os países que participam do bloco econômico. Além do Brasil, países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia terão estádios e museus na programação da rota, na primeira fase. O grande objetivo é integrar os principais estádios do bloco que tenham valor simbólico, atratividade turística e capacidade receptiva. Relevância histórica, oferta de visitas guiadas, museus ou centros de memória e acessibilidade e infraestrutura adequadas, são alguns dos critérios avaliados para a seleção. Para o Ministro do Turismo, Celso Sabino, “estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável”. Do Brasil, farão parte da rota, além do Castelão, o Allianz Parque, a Arena BRB Mané Garrincha, a Arena do Grêmio, o Beira-Rio, o Estádio Mangueirão, o Maracanã, o Museu do Botafogo, o Museu do Flamengo, o Museu do Futebol, o Museu Pelé, a Neo Química Arena e a Vila Belmiro.

IMG_0071.jpeg
Viagens

Argentinos invadem Pernambuco

O número de turistas argentinos em Pernambuco cresceu 268,30% nos primeiros 10 meses de 2025. Com isso o país hermano foi o principal mercado emissor de visitantes internacionais para o Estado. Segundo a Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), a Argentina lidera o ranking, com 35,92%, Em segundo lugar, aparece Portugal, com 21,07%; seguido por Uruguai, com 10,35%; Chile com 4,85%; e Itália, com 4,19%. Entre janeiro e outubro de 2025, 77.431 estrangeiros estiveram em Pernambuco. O fluxo em voos internacionais, saindo e vindo do estado ultrapassou os 420 mil passageiros, incluindo os brasileiros. Pernambuco comemora também a temporada de Cruzeiros 2025-2026. Em novembro, o Estado recebeu o Costa Favolosa, trazendo a bordo mais de 3.800 pessoas entre passageiros e tripulantes; e o Viking Jupiter, com mais de 1,1 mil embarcados entre turistas e equipe da tripulação.

IMG_0100.jpeg
Viagens

Ceará é o Estado do Nordeste mais procurado para turismo

Conhecido como a “Terra da Luz”, o Ceará voltou a ser destaque no turismo brasileiro com o melhor desempenho da região Nordeste, pelo quinto mês consecutivo. Dados do IBGE apontam um crescimento de 5,7% nas atividades turísticas em outubro de 2025 na comparação anual. Este resultado coloca o Ceará entre os estados com o maior avanço no país, reforçando a sua força e relevância no cenário turístico nacional. Além disso, o ritmo desse crescimento supera com folga os indicadores do Brasil e dos outros estados nordestinos, e firma sua consistência ao longo do ano. Outro dado relevante nessa conquista, foi que nos últimos 12 meses, o setor turístico cearense acumulou alta de 9,1%, evidenciando um ciclo de crescimento sustentado. Este cenário tem sido construído através de ações contínuas de promoção do destino, aumento da conectividade aérea e articulação com o trade turístico. Tudo isso são fatores que fortalecem a economia, geram empregos e ampliam a competitividade do estado.

IMG_0158.jpeg
Cultura

Megaestátuas movimenta turismo religioso no Ceará

Com o intuito de fomentar ainda mais o turismo religioso pelo Nordeste, o Ceará, ainda este ano, irá inaugurar mais duas imagens gigantes de santos. Essa iniciativa não só atrai o turista pela fé, como também ajuda a impulsionar a economia de diversas regiões do Estado. As imagens previstas são a de Santo Antônio, padroeiro do município de Caridade, e da beata Menina Benigna, em Santana do Cariri, no Cariri cearense. No caso da imagem de Santo Antônio, a expectativa é que o monumento amplie o fluxo de visitantes, especialmente durante o período das festividades religiosas. Já a estátua da beata Menina Benigna deve consolidar Santana do Cariri como novo polo de peregrinação, unindo-se à rota religiosa que já passa por cidades como Juazeiro do Norte e Crato. Essas obras irão compôr o conjunto de monumentos religiosos conhecido como “os gigantes da fé, que passaram a integrar o mapa turístico do Ceará nos últimos anos.

IMG_0177.jpeg
Cultura

Ceará é destaque no cinema de Berlim

O audiovisual cearense vem ganhando espaços internacionalmente, dessa vez emplacou dois filmes produzidos no Estado para participar da 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Com isso, o Governo do Ceará vai enviar uma comitiva institucional até a capital da Alemanha para formular parcerias estratégicas nas áreas de cultura e turismo. Os filmes selecionados para o Festival de Berlim são “Feito Pipa”, dirigido por Allan Deberton e gravado em Quixadá, e “Fiz um foguete pensando que você vinha”, de Janaína Marques. A seleção foi divulgada na quinta-feira (15) pela Secult e posiciona o Ceará em um dos mais relevantes palcos do cinema mundial.

0Gov-Saude_300x96px.gif