Com a chegada do verão, as expectativas sobre o turismo e a economia no Rio Grande do Norte aumentam. O setor hoteleiro, por exemplo, é um dos que mais faturam neste período, projetando uma taxa média de 75% de ocupação pra este mês de dezembro, em que apresentou altas expressivas no Natal e espera o mesmo para o Réveillon.
A ampliação de vôos diretos internacionais é outro fator que contribui para a crescente deste cenário, como a nova ligação com Buenos Aires e a expectativa futura de conexão com o Uruguai. Tudo isso reposiciona o estado potiguar no mapa do turismo sul-americano.
De acordo com projeções do Instituto Fecomércio RN, as vendas de Natal e festas de fim de ano cresceram 8% em relação ao ano anterior, movimentando cerca de R$ 2 bilhões. Espera-se que esse mesmo momento acompanhe o primeiro trimestre do ano, que corresponde ao verão, garantindo um início de ano positivo para hotéis, bares, restaurantes, comércio e serviços.
Além de tudo isso, a confiança empresarial tem ajudado muito a completar esse quebra cabeça. O índice apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para o comércio de Natal, acima da média nacional, sinaliza um empresariado mais otimista, apesar do cenário nacional de juros altos.
Matéria a partir do Artigo de Marcelo Queiroz, Presidente do Sistema Fecomércio RN, para A Tribuna do Norte.
Foto: Giovanni Sergio