IMG_0131.jpeg
IMG_0140.webp Foto: Alex Régis
Compartilhe:

Feriados em 2026 prometem movimentar ainda mais o turismo potiguar

Um calendário cheio de feriados prolongados para este ano é um dos principais fatores que aumenta a expectativa no faturamento turístico potiguar durante a alta temporada, segundo a avaliação de representantes do setor no Rio Grande do Norte. A combinação deste cenário com os novos voos internacionais e maior conectividade aérea é o que alimenta esse otimismo.

O ano de 2025, para o trade turístico, teve um crescimento considerado moderado, porém persistente para o turismo potiguar. O destaque, sem duvida, ficou por conta da passagem de turistas estrangeiros, que registrou alta de 44,9% entre novembro e janeiro do ano passado, contabilizando um total de 78,6mil turistas.

Quando falamos dos brasileiros que colocaram em sua programação visitar o RN, os turistas de Vitória foram os que fizemos o maior volume, chegando ao número  expressivo de 8,3 mil turistas, que representa uma alta de 132,5%. Para o setor de hospedagem isso representou um ano de recuperação consistente e crescimento moderado.

Comentários


0 comentários para "Feriados em 2026 prometem movimentar ainda mais o turismo potiguar"

Deixe um comentário para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.

Notícias relacionadas


IMG_0100.jpeg
Viagens

Ceará é o Estado do Nordeste mais procurado para turismo

Conhecido como a “Terra da Luz”, o Ceará voltou a ser destaque no turismo brasileiro com o melhor desempenho da região Nordeste, pelo quinto mês consecutivo. Dados do IBGE apontam um crescimento de 5,7% nas atividades turísticas em outubro de 2025 na comparação anual. Este resultado coloca o Ceará entre os estados com o maior avanço no país, reforçando a sua força e relevância no cenário turístico nacional. Além disso, o ritmo desse crescimento supera com folga os indicadores do Brasil e dos outros estados nordestinos, e firma sua consistência ao longo do ano. Outro dado relevante nessa conquista, foi que nos últimos 12 meses, o setor turístico cearense acumulou alta de 9,1%, evidenciando um ciclo de crescimento sustentado. Este cenário tem sido construído através de ações contínuas de promoção do destino, aumento da conectividade aérea e articulação com o trade turístico. Tudo isso são fatores que fortalecem a economia, geram empregos e ampliam a competitividade do estado.

IMG_0069.webp
Cultura

Brilha Natal 2025 quer movimentar o comércio e a cena cultural da capital do RN

A terceira edição do Brilha Natal Fecomércio RN 2025 promete movimentar o comércio e a cena cultural dos bairros do Alecrim e Cidade Alta entre 1º e 31 de dezembro. Na programação turistas e moradores vão encontrar atrações artísticas, ações de saúde e beleza, além de uma campanha promocional com prêmios voltada aos consumidores do Alecrim e do Centro. O Festival Cultural e Gastronômico também retorna à Praça Cívica entre os dias 12 e 14 de dezembro, com apresentações musicais no Palco Sesc, incluindo o show de abertura, no dia 12, com Flávio José e Giannini Alencar. Além disso, a programação também conta com artistas locais, como Pagode do Coxa, Khrystal, Tanda Macedo e a dupla Bisteca e Bochechinha. Para deixar tudo ainda mais no clima, o lugar vai ganhar decoração natalina e espaços instagramáveis que se juntarão à Feira Garajal, reunindo mais de 100 microempreendedores. E não para por aí, as ações que acontecerão na praça incluem cerca de 20 oficinas de gastronomia do Senac RN para adultos e crianças, além de ativações de cultura, saúde e beleza nas Unidades Móveis do Sesc e do Senac com atendimentos gratuitos à população.   

IMG_0194.jpeg
Festas

João Pessoa é o quarto destino brasileiro mais procurado para o carnaval

João Pessoa aparece como um dos destinos mais procurados por turistas que procuram combinar praia, calor e festa, e ainda por casais que desejam destinos com lazer e romantismo. Os dados são referentes a buscas realizadas entre 1° de novembro de 2025 e 8 de janeiro de 2026, na Booking.com, para hospedagem entre 14 e 17 de fevereiro de 2026. O Booking.com é uma das maiores empresas mundiais de reservas de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo, e analisou os destinos brasileiros mais buscados para o Carnaval deste ano. O Rio de Janeiro lidera a lista, seguido por Porto de Galinhas (PE), Salvador (BA) e João Pessoa. Sobre às preferências dos casais, o Rio segue na liderança, seguido de Salvador e Maceió (AL), e a capital pernambucana.

9a65f339-17c6-4d14-b389-402dae8bd563.jpeg
Festas

Programação do Fest Verão Paraíba 2026 é confirmada

O Fest Verão Paraíba, um dos festivais mais tradicionais do Nordeste, completa 20 anos, em 2026. Realizado em Ponta de Campina, Cabedelo, o evento promete reunir gente de todo o Brasil, na alta estação, e traz uma programação para agitar os fins de semana. No dia 03 de janeiro, as atrações são Wesley Safadão, Pablo, Seu Desejo e Eric Land. No dia 10, Léo Santana, Calcinha Preta, Lauana Prado e Samyra Show. E encerrando o festival, dia 17, Xand Avião, Bell Marques, Sorriso Maroto e Lipe Lucena. Os ingressos para os 3 dias de evento custam entre R$ 390 e R$ 1320.

IMG_0062.webp
Viagens

Apenas dois navios atracam em Natal na temporada de cruzeiros 2025/2026

Natal ainda não é o polo mais desenvolvido quando falamos de temporada de cruzeiros, por mais que seja um grande atrativo turístico para estrangeiros. O Governo do Estado reconhece que ainda há muito o que avançar em estrutura e logística para aumentar a frequência de navios na capital do RN. Devem atracar no Porto de Natal os cruzeiros marítimos Hanseatic Spirit, em março, e o Seabourn Venture, em abril, ambos em 2026. É esperado cerca de mil turistas circulando pela cidade, onde cada um deve gastar uma média individual de 200 dólares. Quem anda realmente animado para este momento são os donos de bares e restaurantes. Geralmente quando os navios atracam, ficam apenas por algumas horas, dando a oportunidade dos turistas fazerem passeios curtos e optarem por conhecer a culinária da região. Em entrevista para o jornal Tribuna do Norte, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RN), Thiago Machado, afirmou que enxerga nesse movimento uma oportunidade de movimentar a economia potiguar com dinheiro novo, ainda que esses turistas não se hospedem pela capital. Mesmo que a expectativa sobre a temporada seja positiva, está longe de ser a ideal quando comparada a outras cidades do Nordeste. Enquanto Natal receberá apenas dois navios na temporada 2025/2026, Salvador espera 58 escalas, Maceió 35 e Recife 19. Enquanto isso, a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte trabalha para trazer as melhorias necessárias para o porto e mudar esse cenário do turismo marítimo. Entre as estratégias estão a requalificação do porto de Natal, a promoção do destino em feiras internacionais, estudos técnicos para avaliar novos pontos de atracação turística, além da obra de dragagem do canal de acesso ao porto.

0Gov-Saude_300x96px.gif