IMG_0131.jpeg
IMG_0070.jpeg Foto: Caio Murilo / MPTUR
Compartilhe:

Jurandy do Sax agora é patrimônio cultural e imaterial da Paraíba

Quem vai a João Pessoa, não pode perder o pôr do sol, na cidade vizinha, Cabedelo. É que lá na praia do Jacaré, tem um espetacular pôr do sol ao som do “Bolero de Ravel”. E o responsável por essa marca é o artista Jurandy do Sax, que teve a obra reconhecida, por lei, no diário oficial, como patrimônio cultural e imaterial da Paraíba.

As apresentações do “Bolero de Ravel” ao pôr do sol do Jacaré, são realizadas desde 1993, totalizando mais de 9 mil apresentações. A tradição começou quando um  grupo de amigos se reuniu para assistir ao fenômeno, às margens do Rio Paraíba, ao som da trilha sonora do filme francês “Retratos da Vida”. No momento em que o sol estava se pondo, o Bolero de Ravel tocou e o grupo considerou que a composição era perfeita para aquela ocasião.

Já o show ao vivo, com Jurandy surgindo em um pequeno barco tocando sax, foi iniciada nos anos 2000 e faz parte da obra e contribuição artística e cultural do músico, uma das mais conhecidas do turismo paraibano.

Comentários


0 comentários para "Jurandy do Sax agora é patrimônio cultural e imaterial da Paraíba"

Deixe um comentário para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.

Notícias relacionadas


IMG_0069.webp
Cultura

Brilha Natal 2025 quer movimentar o comércio e a cena cultural da capital do RN

A terceira edição do Brilha Natal Fecomércio RN 2025 promete movimentar o comércio e a cena cultural dos bairros do Alecrim e Cidade Alta entre 1º e 31 de dezembro. Na programação turistas e moradores vão encontrar atrações artísticas, ações de saúde e beleza, além de uma campanha promocional com prêmios voltada aos consumidores do Alecrim e do Centro. O Festival Cultural e Gastronômico também retorna à Praça Cívica entre os dias 12 e 14 de dezembro, com apresentações musicais no Palco Sesc, incluindo o show de abertura, no dia 12, com Flávio José e Giannini Alencar. Além disso, a programação também conta com artistas locais, como Pagode do Coxa, Khrystal, Tanda Macedo e a dupla Bisteca e Bochechinha. Para deixar tudo ainda mais no clima, o lugar vai ganhar decoração natalina e espaços instagramáveis que se juntarão à Feira Garajal, reunindo mais de 100 microempreendedores. E não para por aí, as ações que acontecerão na praça incluem cerca de 20 oficinas de gastronomia do Senac RN para adultos e crianças, além de ativações de cultura, saúde e beleza nas Unidades Móveis do Sesc e do Senac com atendimentos gratuitos à população.   

IMG_7758.jpeg
Esporte e Lazer

Arena Castelão agora é Rota Turística de Futebol do Mercosul

O Brasil é conhecido como o país do futebol e sendo assim os investimentos nessa área também não param. Em Fortaleza, no Ceará, o imponente Arena Castelão agora faz parte da “Rota Turística de Futebol” do Mercosul. A rota tem como objetivo fortalecer a marca “Visit South America” , atraindo mais visitantes estrangeiros para os países que participam do bloco econômico. Além do Brasil, países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia terão estádios e museus na programação da rota, na primeira fase. O grande objetivo é integrar os principais estádios do bloco que tenham valor simbólico, atratividade turística e capacidade receptiva. Relevância histórica, oferta de visitas guiadas, museus ou centros de memória e acessibilidade e infraestrutura adequadas, são alguns dos critérios avaliados para a seleção. Para o Ministro do Turismo, Celso Sabino, “estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável”. Do Brasil, farão parte da rota, além do Castelão, o Allianz Parque, a Arena BRB Mané Garrincha, a Arena do Grêmio, o Beira-Rio, o Estádio Mangueirão, o Maracanã, o Museu do Botafogo, o Museu do Flamengo, o Museu do Futebol, o Museu Pelé, a Neo Química Arena e a Vila Belmiro.

IMG_0107.webp
Viagens

Política de incentivo ao turismo sustentável em Natal agora é lei

A nova lei, publicada no Diário Oficial do Município, estabelece diretrizes para promover práticas que sejam ambientalmente responsáveis no setor e preservar recursos naturais da cidade. Um dos objetivos principais é o de conscientizar turistas, empresários e moradores sobre a preservação ambiental. O Conselho Municipal de Turismo será o responsável por coordenar as iniciativas previstas na lei que vão desde a realização de campanhas educativas com foco no descarte correto de resíduos em pontos turísticos, visitação responsável das atrações naturais, até ações que também incluem estímulo à adoção de políticas sustentáveis por empresas, como reúso de água, reciclagem e gestão adequada de resíduos. A realização de workshops seminários para intercâmbio de experiências entre diferentes municípios também fazem parte das determinações do texto. A lei ainda aponta para a importância do desenvolvimento do cooperativismo sustentável, principalmente voltado para pequenos empreendedores locais, prevendo mecanismos de geração de renda através da bonificação de práticas de reciclagem no setor turístico.

9a65f339-17c6-4d14-b389-402dae8bd563.jpeg
Festas

Programação do Fest Verão Paraíba 2026 é confirmada

O Fest Verão Paraíba, um dos festivais mais tradicionais do Nordeste, completa 20 anos, em 2026. Realizado em Ponta de Campina, Cabedelo, o evento promete reunir gente de todo o Brasil, na alta estação, e traz uma programação para agitar os fins de semana. No dia 03 de janeiro, as atrações são Wesley Safadão, Pablo, Seu Desejo e Eric Land. No dia 10, Léo Santana, Calcinha Preta, Lauana Prado e Samyra Show. E encerrando o festival, dia 17, Xand Avião, Bell Marques, Sorriso Maroto e Lipe Lucena. Os ingressos para os 3 dias de evento custam entre R$ 390 e R$ 1320.

IMG_0027.jpeg
Cultura

Museu que conta a história da Paraíba é nova opção para turistas

A capital da Paraíba, João Pessoa, tem uma nova atração para turistas e moradores: é o recém-inaugurado Museu da História da Paraíba. Localizado no antigo Palácio da Redenção, na praça dos três poderes, no centro de João Pessoa, o Museu reúne objetos históricos e obras de arte, totalizando 10 exposições. Os visitantes podem ver registros cartográficos dos séculos XVI e XVII, que representam a antiga cidade de João Pessoa, ainda chamada de Frederica, durante a ocupação holandesa. Há também um espaço dedicado à Revolução de 1930, marcada pelo assassinato do então governador João Pessoa e pela ascensão de Getúlio Vargas, e outro espaço dedicado a Ariano Suassuna, além do acervo do Museu de Arte Assis Chateubriand, com obras de Cândido Portinari. O Museu de História da Paraíba funcionaa de terça a domingo, das 09h às 17h. As visitas são em horários fixos: 09h, 11h, 13h e 15h. Para escolas, grupos de turismo ou grupos acima de 15 pessoas é necessário agendar.

0Gov-Saude_300x96px.gif