O ano de 2025, de forma geral, foi promissor para o setor de aviação do Nordeste. O aeroporto internacional de Fortaleza foi um dos que teve um alto número de vôos registrados, ocupando o terceiro lugar no maior volume de embarques da região. Entre os meses de janeiro e novembro 2,74 milhões de passageiros iniciaram viagens a partir do terminal de Fortaleza, em um ano marcado pelo melhor desempenho da aviação nordestina em 25 anos.
No acumulado regional, a aviação civil no Nordeste alcançou a marca histórica de 18,5 milhões de passageiros embarcados no período, o maior volume desde o início da série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2000. O resultado supera em quase 1 milhão o total registrado no mesmo intervalo de 2024, quando 17,6 milhões de pessoas viajaram a partir dos aeroportos nordestinos.
Uma combinação de fatores ajudou a construir este cenário, como o aquecimento da economia regional, o aumento da oferta de voos e do acesso da população ao transporte aéreo. O destaque ficou mesmo para o mês de novembro, que mesmo estando fora da estação, apresentou um crescimento no número de embarques, o que evidencia a tendência no crescimento.
Apenas nesse período, 1,69 milhão de passageiros embarcaram nos aeroportos do Nordeste, um recorde histórico para o mês e cerca de 120 mil embarques a mais do que em novembro de 2024. No ranking regional de embarques, Recife aparece na liderança, com 4,45 milhões de passageiros, seguido por Salvador, com 3,56 milhões. Além de Fortaleza na terceira posição, Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) também se destacam ao ultrapassar a marca de 1 milhão de passageiros em 2025.
Foto: Tiago Stille / Casa Civil