IMG_0131.jpeg
IMG_0155.webp Foto: Isaac Silva
Compartilhe:

Geoparque Seridó vai receber alto investimento em nova fase

Foi lançada a Fase II do projeto, que visa a ampliação dos investimentos voltados à estruturação do território, à promoção do turismo sustentável e ao fortalecimento da economia local nos seis municípios que integram o Geoparque Seridó.

Reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO desde abril de 2022, a nova etapa é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Sebrae, que prevê um aporte de R$ 3 milhões a serem usados em 24 meses, distribuídos nas cidades de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.

O território do Geoparque vem passando pelo primeiro processo de revalidação da chancela internacional concedida pela UNESCO, que ocorre a cada quatro anos. Para isso  acontecer uma série de critérios relacionados à conservação da geodiversidade, educação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento sustentável precisa passar por uma manutenção.

Em entrevista a um jornal local de Natal, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, afirma que o apoio à iniciativa é coerente com o papel da instituição no estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional. Nessa mesma entrevista, o superintendente do Sebrae no RN, Zeca Melo, também fala que o novo investimento garante a continuidade dos projetos em andamento e reforça a estrutura do Geoparque diante das exigências internacionais.

A atuação do Sebrae consiste num conjunto de ações que ultrapassa o turismo, integrando cadeias produtivas como mineração, energia, artesanato, agronegócio e economia criativa.

Comentários


0 comentários para "Geoparque Seridó vai receber alto investimento em nova fase"

Deixe um comentário para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.

Notícias relacionadas


IMG_0027.jpeg
Cultura

Museu que conta a história da Paraíba é nova opção para turistas

A capital da Paraíba, João Pessoa, tem uma nova atração para turistas e moradores: é o recém-inaugurado Museu da História da Paraíba. Localizado no antigo Palácio da Redenção, na praça dos três poderes, no centro de João Pessoa, o Museu reúne objetos históricos e obras de arte, totalizando 10 exposições. Os visitantes podem ver registros cartográficos dos séculos XVI e XVII, que representam a antiga cidade de João Pessoa, ainda chamada de Frederica, durante a ocupação holandesa. Há também um espaço dedicado à Revolução de 1930, marcada pelo assassinato do então governador João Pessoa e pela ascensão de Getúlio Vargas, e outro espaço dedicado a Ariano Suassuna, além do acervo do Museu de Arte Assis Chateubriand, com obras de Cândido Portinari. O Museu de História da Paraíba funcionaa de terça a domingo, das 09h às 17h. As visitas são em horários fixos: 09h, 11h, 13h e 15h. Para escolas, grupos de turismo ou grupos acima de 15 pessoas é necessário agendar.

IMG_0121.jpeg
Viagens

Vai ao Piauí? Conheça três atrações imperdíveis da capital, Teresina

No blog Nordestinando, além de saber as últimas novidades do turismo na região, você fica por dentro de atrações imperdíveis dos principais destinos, principalmente nesse período de férias. E se você pretende ir a Teresina, aqui seguem três dicas: 1- O Museu do Piauí Inaugurado em 1934, foi residência de comendador, Tribunal de Justiça e seção do Arquivo Público. Possui um acervo de 7 mil peças distribuídas em 12 salas de exposição permanente. São artefatos pré- históricos, louças da Companhia das Índias, porcelanas chinesas e inglesas, mobiliário e quadros do século XIX, como a tela de “Dom Pedro II” de Victor Meirelles. Horário De Funcionamento:Terça a Sexta: 08h às 17hSábado: 08h às 12hTaxa de Visitação: R$ 5,00 2- Palácio Karnak O Palácio de Karnak é o mais importante cartão postal do Piauí. A palavra Karnak remonta a um dos bairros da cidade de Tebas, do antigo Egito. A construção do Palácio foi iniciada na segunda metade do século XIX e concluída, em 1926, quando foi transformado na sede do Poder Executivo e Residência oficial do Governador, até 1971. Um ano depois, em 1972, o Palácio passou por uma reforma que preservou suas características originais. O Palácio de Karnak continuou como sede do Governo, mas apenas para despachos e eventos sociais. Horário De Funcionamento:Segunda a Sexta: 10h às 18h 3- Parque Encontro dos Rios Criado em 1992 para preservar o meio ambiente o parque só foi inaugurado em 15/12/1996. Possui área de três hectares e trilhas de 800 metros, possui 04 quiosques, 01 restaurante Flutuante, 02 Mirantes para contemplar o encontro dos Rios Poti e Parnaíba. No Parque Ambiental Encontro dos Rios encontra-se o monumento que homenageia a lenda do Cabeça de Cuia. Horário de Funcionamento:Segunda a Sexta das 07h às 18hSábado e Domingo das 07h às 19h

IMG_0129.jpeg
Viagens

Pertinho de Salvador, Camaçari é opção pra quem vai visitar a Bahia

A 50 km de Salvador, Camaçari tem 42 quilômetros de orla marítima, onde estão as praias do Paraíso (Guarajuba) e da Espera (Itacimirm), que receberam o selo Bandeira Azul, certificação internacional concedida a regiões litorâneas do planeta, pela qualidade ambiental e excelência em gestão costeira. Lá também está a famosa praia de Arembepe, reduto de hippies nos anos 1970, e o projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas. Se você pretende visitar a cidade nessas férias, além das belezas naturais, trilhas, áreas para esportes aquáticos e deliciosa gastronomia, vai presenciar o projeto Verão Conectado, com serviços como segurança, saúde e energia e atividades de lazer. São cerca de 300 profissionais dedicados a garantir a estrutura para receber a demanda turística.

0Gov-Saude_300x96px.gif